Site Autárquico - Câmara Municipal de Faro

História

Os Bombeiros Sapadores de Faro foram fundados em 29 de novembro de 1882, com o nome de Associação dos Bombeiros Voluntários de Faro.


A 4 de março de 1883 foi aprovado o seu primeiro Regulamento, que entrou em vigor em outubro.


Resultado de vicissitudes várias, houve necessidade de Municipalizar a Associação, o que aconteceu a 2 de dezembro de 1926, passando a assumir a designação de Corpo de Bombeiros Municipais de Faro. Muito embora com o nome de Municipais, os alistados continuaram a ser Voluntários.


Na sequência de alterações posteriormente introduzidas ao Regulamento Interno dos Serviços Municipais e correspondentes organograma e quadro de pessoal, foi criado, em 14 de dezembro de 2009, o Quadro de Comando Profissional do Corpo de Bombeiros de Faro, organizado de acordo com o princípio da hierarquia e da unidade de comando, com o objetivo de obter a máxima eficiência e coordenação técnico-operacional no desempenho das suas funções.


Os Bombeiros Municipais de Faro assumiram a designação de Bombeiros Sapadores de Faro em 2012, sendo o seu Corpo exclusivamente composto por bombeiros profissionais.

Multimédia

Contactos:

  • Telefone: 289 870 870
  • Morada: Câmara Municipal de
    Faro -Largo da Sé
    8004 - 001 Faro