Site Autárquico - Câmara Municipal de Faro

Açoteia- Faro Rooftop Festival

21 e 22 de junho de 2019

Em 2019 Faro irá organizar a edição zero do “Açoteia – Faro Rooftop Festival”. Uma iniciativa que procura valorizar identidade de Faro e do Algarve com uma proposta de redescoberta dos espaços superiores da nossa cidade. Esta edição zero vai acontecer nos dias 21 e 22 de junho, no solstício de Verão.


As açoteias (ou terraços ou sacada ou cobertura) chegaram ao sul da Europa pela mão dos Árabes e ao longo dos séculos foram espaços com usos diversas que foram sofrendo alterações. Do aproveitamento de águas da chuva, à utilização para secar frutos secos ou ainda como espaço comunitário de encontro, as açoteias são uma marca da arquitectura do Sul. Hoje a sua utilização é menos frequente. A vida urbana acelerou, o tempo e as formas de convívio comunitário mudaram.
Com esta iniciativa pretendemos redescobrir estes espaços da cidade e dar ao público uma nova visão destes locais e como os mesmos podem ser mais valorizadas.
São três os grandes ângulos de abordagem desta iniciativa: a sustentabilidade ambiental; a promoção da vida comunitária; a dinamização da cultural.


Convite à participação
A Câmara Municipal lança o convite e o desafio à cidade e aos cidadãos: vamos construir em conjunto esta ideia. Cada cidadão pode ser um promotor, um dinamizador desta iniciativa. Para tal deverá, apenas, entrar em contacto connosco e mostrar a sua ideia e/ou seu interesse. Em seguida descrevemos as modalidades em que o poderá fazer.


Tenho uma açoteia
Se tem um açoteia, seja num bloco de apartamentos, numa casa particular ou em qualquer outro edifício, e julga que este será um bom espaço para dinamizar no âmbito do festival, entre em contacto connosco para que a possamos aferir as condições da açoteia e se a mesma poderá integrar o festival.


Tenho um projeto
Se tem um ideia ou um projecto que se enquadra em uma, ou várias, das três vertentes deste festival, mas não tem local para o colocar em prática, ou tendo local tem dúvidas como faze-lo, entre em contacto connosco para que possamos avaliar o projecto e concretizá-lo.
Quero ser um dinamizador
Se gosta desta ideia e quer participar activamente no projecto mas não tem nem local nem uma ideia especifica, entre em contacto connosco. Podemos ter um papel para si enquanto dinamizador e/ou mediador entre proprietários de Açoteias e os agentes promotores dos eventos.
O que procuramos?
Procuramos ideias e projectos originais que possam fazer o melhor uso possível do espaço. Procuramos iniciativas que possam promover o uso destes espaços tendo como farol as três áreas que definimos como prioritárias. A inovação associada ao local será valorizada. A simplicidade como forma centrar o tema será valorizada. O uso do espaço para fomentar a inclusão social será valorizada. A promoção cultura secular do Sul será valorizada.


O que não procuramos.
Projetos cujo único propósito seja a promoção comercial. Não procuramos igualmente projetos sem qualquer tipo de identificação com o conceito da iniciativa.


Como contactar?
Basta enviar um e-mail (para cultura@cm-faro.pt ) a explicar a sua ideia ou a identificar uma sugestão de açoteia. É importante que se identifique e que nos explique a sua ideia ou as suas intenções.


Datas
Vamos ter em conta as sugestões enviadas até ao dia 30 de abril de 2019


Contacto de e-mail
cultura@cm-faro.pt

Multimédia

Contactos:

  • Telefone: 289 870 870
  • Morada: Câmara Municipal de
    Faro -Largo da Sé
    8004 - 001 Faro