Câmara Municipal de Faro reativa Comissão Consultiva para a Edição

24 de março 2017

A Câmara Municipal de Faro decidiu reativar a Comissão Consultiva para a Edição (CCE), à qual compete a elaboração de pareceres técnicos sobre as propostas de apoio editorial que lhe são remetidas.

Sendo reconhecido que a existência de uma atividade editorial regular é um fator de primordial importância no desenvolvimento sociocultural, bem como um garante da preservação do património cultural local, é fundamental que a autarquia desenvolva uma política editorial própria, sem, no entanto, esquecer que lhe incumbe enriquecer a produção editorial, através do incentivo e apoio à edição privada, mormente aquela cujo conteúdo apresente qualidade e interesse local.

Nesta conformidade, torna-se necessária a definição de regras e critérios para atribuição de incentivos pela Câmara Municipal, pelo que foram recentemente aprovadas, em reunião do Executivo, as Normas de Apoio à Edição, que contemplam a criação desta Comissão Consultiva.

A Comissão, presidida pelo Vice-Presidente Paulo Santos, integra os seguintes membros: Profª Doutora Carina Infante do Carmo e Prof. Doutor Luís Filipe Oliveira, docentes da UAlg; Drª Sandra Martins, Chefe de Unidade de Bibliotecas e Arquivos; Drª Natércia Magalhães, em representação da Direção Regional de Cultura, e pelo Prof. Paulo Cunha.

A CCE já está a trabalhar, tendo a sua primeira reunião de avaliação marcada para o mês de maio. Podem ainda candidatar-se a apoio, a ser analisado nesta reunião, as propostas que cheguem até dia 15 de abril. Todas as propostas de candidatura que sejam enviadas depois desta data, transitarão para próxima reunião.A candidatura pode ser efetuada através do formulário, disponível no site do Município, que depois de preenchido, deverá ser remetido para a Unidade de Bibliotecas e Arquivos, Rua Carlos Porfírio, s/n, 8000-241 Faro, ou pelo endereço biblioteca.arquivo@cm-faro.pt.