Site Autáquico - Câmara Municipal de Faro

Ciclo de Conferências na área da Literatura na Biblioteca Municipal de Faro

Ciclo de Conferências na área da Literatura na Biblioteca Municipal de Faro

Noticias

06 de outubro de 2017

A Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa vai promover, em parceria com o Departamento de Artes e Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, o Ciclo de Conferências A representação do monstruoso na literatura e outras artes, que decorrerá entre 20 de outubro e 2 de fevereiro de 2018.
Este Ciclo, coordenado pelo Professor João Carlos Carvalho, tem por objectivo a divulgação da temática teratológica, quer no plano literário quer no de outras artes, suscitando a reflexão analítico-interpretativa em torno de diferentes formas de configuração da monstruosidade em diversos momentos históricos, e dirige-se a todos os interessados na especificidade da temática abordada.
Do programa salientamos, no dia 20 de outubro, a palestra Estranhas e admiráveis singularidades da natureza – exemplos de configurações monstruosas (séculos XVI-XVIII), por João Carlos Carvalho. No dia 27, será a vez de Jorge Carrega proferir a conferência Algumas representações do Monstro no cinema de Hollywood do século XX.
Em novembro, no dia 3, será a vez de Adriana Freire Nogueira dissertar sobre Monstros marinhos da mitologia e na arte; no dia 10, Ana Alexandra Carvalho falará sobre A sedução do vampiro; no dia 17, Demasiado humano – a familiaridade e o monstro, será o tema a apresentar por Ana Soares e, no dia 24, João Marques falará sobre Eu e o monstro – olhares modernistas sobre um velho tema.
As conferências realizar-se-ão no Auditório da Biblioteca Municipal, sempre pelas 18h, com entrada livre. O restante programa, janeiro e fevereiro de 2018, será anunciado oportunamente.

Multimédia

Contactos:

  • Telefone: 289 870 870
  • Morada: Câmara Municipal de
    Faro -Largo da Sé
    8004 - 001 Faro