Site Autáquico - Câmara Municipal de Faro

Ciclo de Conferências na área da Literatura na Biblioteca Municipal de Faro

06 de outubro de 2017

A Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa vai promover, em parceria com o Departamento de Artes e Humanidades da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, o Ciclo de Conferências A representação do monstruoso na literatura e outras artes, que decorrerá entre 20 de outubro e 2 de fevereiro de 2018.
Este Ciclo, coordenado pelo Professor João Carlos Carvalho, tem por objectivo a divulgação da temática teratológica, quer no plano literário quer no de outras artes, suscitando a reflexão analítico-interpretativa em torno de diferentes formas de configuração da monstruosidade em diversos momentos históricos, e dirige-se a todos os interessados na especificidade da temática abordada.
Do programa salientamos, no dia 20 de outubro, a palestra Estranhas e admiráveis singularidades da natureza – exemplos de configurações monstruosas (séculos XVI-XVIII), por João Carlos Carvalho. No dia 27, será a vez de Jorge Carrega proferir a conferência Algumas representações do Monstro no cinema de Hollywood do século XX.
Em novembro, no dia 3, será a vez de Adriana Freire Nogueira dissertar sobre Monstros marinhos da mitologia e na arte; no dia 10, Ana Alexandra Carvalho falará sobre A sedução do vampiro; no dia 17, Demasiado humano – a familiaridade e o monstro, será o tema a apresentar por Ana Soares e, no dia 24, João Marques falará sobre Eu e o monstro – olhares modernistas sobre um velho tema.
As conferências realizar-se-ão no Auditório da Biblioteca Municipal, sempre pelas 18h, com entrada livre. O restante programa, janeiro e fevereiro de 2018, será anunciado oportunamente.