Prémio Municipal de Arquitetura e Arquitetura Paisagista 2017

10 de outubro 2017

A Câmara apresentou ontem os vencedores do PRÉMIO MUNICIPAL DE ARQUITETURA E ARQUITETURA PAISAGISTA 2017, galardão oficialmente retomado em 2012, mas que só este ano se conseguiu atribuir, em face dos conhecidos constrangimentos financeiros com os quais a autarquia se debateu.

Assim, os serviços municipais receberam até 31 de Março diversas candidaturas de excelente nível, que foram direcionadas às secções de “Espaços exteriores” e “Recuperação/reabilitação”. Após criteriosa e exaustiva avaliação, o processo culminou com a decisão dos júris em distinguir as seguintes intervenções:

• Secção “Recuperação/reabilitação”1º Prémio: proposta identificada como Reabilitação de Edificação na Vila Adentro, localizado na Rua Rasquinho, n.º 19, em Faro, da autoria dos arquitetos Miguel Reimão Costa e Jennifer Silva Pereira.Menção honrosa: proposta identificada como Reabilitação, Conservação e Alteração de Edifício, localizado na Rua Serpa Pinto, n.ºs 27, 29, 31, 33 e 39, e Rua Batista Pinto, n.ºs 25 e 26, em Faro, da autoria do Arquiteto Emanuel José Pereira Aniceto;

• Secção “Espaços exteriores”Menção honrosa: projeto identificado como Parque Ribeirinho de Faro, da autoria da Arquiteta Isabel Vaz Serra e do Arquiteto Paisagista Miguel Marques Pereira, da empresa FOCUS GROUP II – DESIGN & CONSULTANCY, LDA.

O prémio, para além do reconhecimento público do Município, identificando cada obra premiada com a placa indicativa de atribuição do galardão, atribui o valor de 1.500,00€ (mil e quinhentos euros) em cada secção.

Aos vencedores os nossos parabéns pelo brilhantismo e oportunidade dos seus projetos. A todos os participantes fica um agradecimento especial pela qualidade que colocaram nas obras que candidataram e que, no seu todo, contribuíram para elevar ainda mais o nível do nosso património arquitetónico. A exposição referente às obras premiadas e a cerimónia de entrega dos respetivos prémios será anunciada em breve pela autarquia.