Município de Faro lamenta falecimento de José Matos Guita

12 de fevereiro 2018

Foi com pesar e consternação que recebemos a notícia do falecimento do professor e escritor José Rodrigues Matos Guita, no passado dia 5. Colaborador habitual dos Anais do Município de Faro, deixa mais pobre a edição de 2018 que aguardava mais um dos seus textos a ser publicado na secção Vistos e Vistas.José Matos Guita nasceu em 1937, em Faro, onde fez o curso liceal entre 1948 e 1955. Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras de Lisboa, em 1960, com uma tese de licenciatura acompanhada por Jorge Borges de Macedo, premiada no Concurso Henriquino desse ano. O professor Matos Guita exerceu funções nos Liceus de Santarém, Oeiras e Passos Manuel em Lisboa, e ainda no Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA) e no Colégio Militar, instituição onde desempenhou vários cargos.Equiparado a doutorado, lecionou durante 20 anos, entre outras, a cadeira de História Contemporânea. Ao abrigo do Programa Erasmus lecionou um curso de Cultura Portuguesa, em Bruxelas. À família enlutada, o Município de Faro apresenta as mais sentidas condolências.