Faro comemora 7 de setembro com cerimónia voltada para o mar

Primeira visita do Navio-Escola Sagres é o principal atrativo das comemorações do Dia do Município, que terão no Cais Comercial um cenário inédito

05 de setembro 2018

As comemorações do Dia do Município de Faro contarão este ano com um programa quase todo voltado para o Mar, tendo na presença do Navio-Escola Sagres, de 05 a 08 de Setembro, um dos seus maiores atrativos e fazendo transferir para o Cais Comercial, onde estará ancorado pela primeira vez na sua história, o epicentro das comemorações. Assim, a 5 de Setembro, o histórico Sagres chegará ao Cais Comercial pela manhã cedo, acompanhado da Caravela da Boa Esperança, estando prevista a abertura do recinto do Cais às 14h00, momento em que se iniciam as visitas gratuitas a ambos os navios. De manhã e à tarde, haverá atuações do grupo de Dixieland da Banda da Armada, respetivamente no Mercado Municipal e Rua de Santo António. Ainda neste dia, às 21h00, o Cais Comercial receberá a atuação dos algarvios “Riding a Meteor”.O dia 6 de setembro ficará marcado pelo jogo Portugal vs. Croácia, pelas 19H45, no Estádio Algarve, naquele que será o primeiro jogo da seleção nacional após a sua participação no Mundial da Rússia e logo contra a seleção vice-campeã mundial. Antes disso, pelas 16h30, tem lugar a cerimónia de entrega de uma viatura a ao Banco Alimentar contra a Fome, cuja aquisição foi apoiada pelo Município de Faro e Segurança Social.A 7 de setembro, Dia do Município, o início das comemorações acontecerá às 9h00, no Cais Comercial, com a Sessão Solene que contará com as habituais intervenções institucionais, a atribuição de medalhas de bons serviços a funcionários municipais e de distinções honoríficas a ilustres cidadãos e entidades. Serão ainda entregues os prémios do concurso Municipal de Arquitetura e Arquitetura Paisagística.Às 11h00 decorrerá a assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal e a Docapesca para a transferência de gestão do território junto à Doca e logo de seguida terá lugar a apresentação do projeto de reconversão do Cais Comercial, na presença da Sr.ª Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.O programa do dia 7 continuará na parte da tarde, com a inauguração da exposição de Pintura “Ela”, de Lídia de Almeida, no Museu Municipal de Faro às 14h30 e, às 15h30, com a cerimónia de batismo de uma viatura dos Bombeiros Voluntários, no quartel desta corporação. Às 16h00 procede-se ao descerramento da placa toponímica “Dr.ª Maria Amélia Campos Coroa”, no Montenegro e às 17h00 será a vez de se descerrar a placa “Presidente João Negrão Belo” no Bairro Habitacional da Rua Monsenhor Henrique Ferreira da Silva (junto à Av. Cidade Hayward).Para o final da tarde estão previstas outras iniciativas como a entrega dos prémios da Regata “Dia da Cidade de Faro”, no Cais Comercial (17h45), a inauguração da Exposição de Pintura e Escultura “Deambulações” de Henrique Dentinho, no IPDJ às 18h15; o Concerto da Orquestra Académica Filarmónica, às 19h00 no Teatro das Figuras e, para terminar em beleza, o singular espetáculo “Aquatropia”, no Jardim Manuel Bívar pelas 21h30.A Câmara Municipal tem, assim, a honra de convidar todos os Munícipes e aqueles que nos queiram visitar, a participar ativamente nas atividades do Dia de Faro, um dia que queremos voltado para o Mar, para a Náutica, para as ciências marinhas e, evidentemente, para o potencial que a condição ribeirinha do nosso concelho apresenta.