Os combatentes farenses na 1ª Grande Guerra

Exposição e conferência na Biblioteca Municipal de Faro

02 de novembro de 2018

O Município de Faro, através da Unidade de Arquivo e Documentação, vai promover uma exposição documental, sobre os Combatentes Farenses na 1ª Grande Guerra Mundial, e que estará patente, de 5 a 17 de novembro, no átrio da Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa.
Esta exposição, que pretende assinalar o centenário do Armistício que pôs termo ao conflito e destacar a acção dos combatentes do nosso concelho, é composta por materiais do Arquivo Histórico Municipal de Faro, do Arquivo Histórico Militar e do Arquivo da Marinha, sendo também patente uma listagem dos combatentes do concelho de Faro que participaram na Guerra.
Integrada no âmbito desta comemoração, o investigador Joaquim Vieira Rodrigues, proferirá, no dia 10 de novembro, pelas 15h30, no Auditório da Biblioteca, uma palestra abordando a temática da participação dos combatentes farenses neste conflito.
Joaquim Vieira Rodrigues é Doutorado em História pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Lisboa, com a tese O Algarve e a Grande Guerra: questão das subsistências (1914-1918). Para além de exercer a docência, é investigador do IHC – Instituto de História Contemporânea da mesma Universidade, sendo autor de diversos trabalhos académicos e orador em várias conferências.