Site Autárquico - Câmara Municipal de Faro

A Torre de Babel em Faro

A Torre de Babel em Faro

Noticias

11 de fevereiro de 2019

Valiosíssima pintura flamenga do Séc. XVII fica exposta no Museu Municipal de Faro, em cerimónia que assinala arranque de parceria com o Novo Banco

O Museu Municipal de Faro vai receber, no próximo dia 19 de fevereiro, pelas 18h00, a primeira obra na região algarvia do acervo artístico do Novo Banco, a pintura “Torre de Babel”.

A cerimónia, que marcará o início da sua exposição em Faro, contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, o CEO do Novo Banco, António Ramalho e o Diretor do Museu Municipal, Marco Lopes e servirá igualmente para a assinatura pública do protocolo que oficializa a parceria entre a Câmara Municipal de Faro e o Novo Banco.

Esta oportunidade surge no seguimento de um projeto do Novo Banco e do Estado Português que prevê a distribuição do acervo artístico deste Banco por museus nacionais e por espaços museológicos de outras tutelas, assegurando o acesso ao público, em circuitos expositivos permanentes, mas também a preservação e monitorização por equipas acreditadas.

No último ano, das 98 obras para distribuição, foram encaminhadas 22 para museus nacionais e municipais de Setúbal a Guimarães e um para a Madeira. Caberá agora ao Museu Municipal de Faro receber a primeira obra na região algarvia, nomeadamente a referida pintura “Torre de Babel”, datada do século XVII e da escola flamenga.

A valiosa obra seiscentista, da Escola Flamenga, passará a integrar a sala da pintura antiga do Museu Municipal, ficando agrupada com as restantes telas de temas religiosos, enriquecendo este acervo que dá a conhecer diferentes escolas e estilos artísticos.

 

Multimédia

Contactos:

  • Telefone: 289 870 870
  • Morada: Câmara Municipal de
    Faro -Largo da Sé
    8004 - 001 Faro