Município de Faro adere à rede solidária do medicamento

21 de março 2019

O Município de Faro já integra a Rede Solidária do Medicamento (Projeto Abem), uma iniciativa da Associação Dignitude. O protocolo que firmou esta adesão foi assinado no passado dia 18 de março, no salão nobre dos Paços do Município e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, da Procuradora Oficial da Associação Dignitude, Maria de Belém Roseira e de Carlos Baia, Vereador com o pelouro do Desenvolvimento Social, para além de diversos parceiros que integram a rede social do concelho.

Com a assinatura deste protocolo, o Município passa a integrar uma rede solidária que em 2018 já contava com 105 concelhos aderentes (apenas Aljezur e Albufeira no Algarve) e tinha como beneficiários mais de 7.000 cidadãos e 3.815 famílias. Nesta conformidade, a autarquia compromete-se a desenvolver esforços no sentido de divulgar, dinamizar e envolver a sociedade civil e tecido empresarial farense para atingir os objetivos do programa, assumindo, em cooperação com a Associação Dignitude, a angariação de fundos para a sua execução no concelho.

A Rede Solidária do Medicamento tem como objetivo dar resposta aos problemas de acesso aos medicamentos que afetam 1 em cada 10 portugueses, de modo a garantir que todos possam adquirir os remédios comparticipados que lhes são prescritos – em particular os cidadãos que se encontrem em situação de carência económica que os impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados e prescritos por receita médica.

Para o desenvolvimento desta rede no Município de Faro, a Câmara Municipal assumirá o valor de 100€ de comparticipação por cada beneficiário identificado, até um máximo de 10.000€ (dez mil euros) anuais, sendo o restante valor suportado pelo “Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento”. No entanto, consciente da importância desta ação e dos prejuízos que advêm para a sociedade pelo facto de as pessoas não seguirem a medicamentação que lhes foi prescrita pelos seus médicos, a Câmara Municipal de Faro, através do seu presidente, Rogério Bacalhau, não fecha a porta a que este apoio seja aumentado depois de atingido o valor definido e constatando-se a necessidade do seu reforço.

A disponibilização de mais este instrumento de combate aos problemas que afligem a comunidade, insere-se na estratégia de desenvolvimento social seguida pela autarquia que, com este protocolo, vê reforçadas as respostas sociais junto da população mais vulnerável.

Uma nota ainda para o almoço que se seguiu à assinatura deste protocolo e que decorreu no Restaurante Pedagógico da Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais (AAPACDM), juntando autarcas, representantes da Associação Dignitude e a direção da AAPACDM, liderada por Jorge Leitão, dando a conhecer o extraordinário trabalho realizado por esta Instituição.