20.ª Marcha-Corrida da Ria Formosa marcada pela participação de milhares de pessoas

09 de maio 2019

Realizou-se, no passado domingo, 5 de maio, a 20.ª Marcha Corrida da Ria Formosa, evento organizado pela Câmara Municipal de Faro, com a colaboração de mais de duas dezenas de entidades concelhias associativas e empresariais. O balanço foi extremamente positivo, tendo a organização contabilizado uma participação de mais de 2200 pessoas.

Este ano, para comemoração da 20.ª edição, além da oferta de mochilas da marca “Faro, Desporto todo o Ano”, que poderão acompanhar os seus utilizadores nas suas aventuras desportivas, a autarquia preparou muitas novidades para os participantes. Em colaboração com várias entidades promoveu momentos de muita animação, com destaque para a “distinção”, com oferta de um autocolante alusivo, entregue a todas as mães que nos visitaram neste dia tão especial enquanto “Mães Ativas”.

Promovendo uma forte consciencialização para a prática da atividade física e do desporto e a adoção de estilos de vida mais ativos e saudáveis, em colaboração com a Unidade de Cuidados na Comunidade (Administração Regional de Saúde do Algarve - ACES Central), neste evento realizaram-se também centenas de rastreios de saúde, que incluíram a medição da Tensão Arterial, Glicémia e Colesterol.

O contacto com a natureza e a prática de exercício físico ao ar livre constituíram o grande atrativo para esta iniciativa que teve como palco o Parque Natural da Ria Formosa (considerada uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal). Num esforço de alerta para a preservação do ambiente, sob o lema “não deixe mais do que as suas pegadas”, evidencia-se a colaboração com a empresa municipal FAGAR que, no recinto e em todo o percurso, distribuiu contentorização apropriada para a recolha dos resíduos.

O programa incluiu muitos momentos de animação acompanhados pela Mais Algarve, com destaque para a atuação do Grupo Folclórico de Faro, uma sessão de aquecimento e de alongamentos lideradas pelo Gymnasium Faro.

A organização colocou à disposição de todos os participantes uma “área multidesportos”, apoiada pela Decathlon Faro e Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, um “espaço pic-nic”, e uma “zona de animação infantil”, e muitos milhares de laranjas e águas (com o apoio da Cacial – Cooperativa Agrícola de Citricultores do Algarve, Frutas Álvaro Paço e Jumbo de Faro).

Das opiniões recolhidas no final do evento junto dos participantes concluiu-se que foi muito elevado o grau de satisfação perante a iniciativa, neste que é considerado por muitos o melhor e maior evento desportivo do calendário do Instituto Português do Desporto e Juventude. A beleza do local onde a atividade se realiza, os percursos disponibilizados, a animação inicial, a cuidada organização do evento e o clima favorável, foram fatores que contribuíram para o sucesso do evento.

Um agradecimento a todos os outros parceiros e entidade apoiantes, com destaque para: Direção Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude; Junta de Freguesia de Montenegro; União de Freguesias de Faro (Sé e São Pedro); Proprietários dos terrenos utilizados; Corpo de Bombeiros Sapadores de Faro; Cruz Lusa – Associação Humanitária de Bombeiros de Faro; Destacamento Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana; Associação de Atletismo do Algarve; Grupo Entreposto; Moto Clube de Faro; Casa do Benfica de Faro; Altimetria Associação Desportiva; Escola Secundária Pinheiro e Rosa; Grupo 166 – Escoteiros de Portugal, 1.ª Companhia de Faro das Guias de Portugal e Rua FM.

Siga a página de Facebook “Desporto em Faro” e acompanhe as atividades e iniciativas promovidas e apoiadas pela Divisão de Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Faro.