PARU já começou a regenerar a baixa

Avança a primeira Operação de Reabilitação Urbana do ambicioso plano de mais de dois milhões de euros

07 de fevereiro de 2017

Está a decorrer a bom ritmo a primeira operação do Plano de Ação de Regeneração Urbana de Faro (PARU): a Regeneração e Qualificação da Baixa Comercial. No montante total de investimento de 60.875,39 euros, a operação contemplou três intervenções: o calcetamento da Travessa Ivens, no montante de 8.887,57 euros, a reabilitação da Travessa das Flores (15.106,27 euros) e a segunda fase da colocação de Telas de Ensombramento nas ruas Pedonais do Centro Histórico de Faro, no valor de 36.881,55 euros. Estas obras resultam da candidatura apresentada pela autarquia, que foi aprovada em 21 de Dezembro último estando o investimento já executado.

Recorda-se que o PARU foi aprovado pela Comissão Diretiva do PO CRESC Algarve 2020 em 21 de Outubro de 2016, com um montante total de investimento público de 2.064.816 euros, com um financiamento FEDER de 712.180€ euros.
O plano contempla um vasto e variado conjunto de operações de reabilitação e qualificação do espaço público e do parque edificado com valor patrimonial no centro histórico de Faro.

No cômputo total estima-se que, até 2020, sejam investidos perto de 30 milhões de euros, na cidade, em projetos de regeneração urbana, que tornarão a cidade mais eficiente e competitiva. Com o PARU aprovado, ficam asseguradas as ambiciosas expectativas de um futuro ainda mais risonho para o concelho.