A vida literária de Casimiro de Brito em exposição na Biblioteca Municipal de Faro

A vida literária de Casimiro de Brito  em exposição na Biblioteca Municipal de Faro

15 de fevereiro 2017

A Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa vai acolher, de 6 a 30 de Março, a exposição Entre Mil Águas: vida literária de Casimiro de Brito. Comissariada pela investigadora Patrícia Palma, esta exposição é da responsabilidade da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, sedeada em Querença. A vida literária de Casimiro é descrita em vários painéis e um filme, com o objetivo de aproximar a obra dos leitores, na descoberta de um conhecimento mais amplo deste poeta, nascido em Loulé, e que tem vindo a alcançar as mais elevadas distinções em Portugal e no estrangeiro e estando representado em mais de 200 antologias internacionais e traduzido em cerca de 30 línguas.Casimiro de Brito manteve uma forte amizade pessoal e literária com António Ramos Rosa, até ao fim da vida do poeta farense. O Grito Claro, primeira obra de Rosa, foi editada na Coleção A Palavra, com a direção literária de Casimiro, juntos dirigiram Cadernos do Meio-Dia, e Ramos Rosa foi mentor e impulsionador do movimento Poesia 61, que incluiu Casimiro, Fiama, Gastão Cruz, Maria Teresa Horta e Luiza Neto Jorge e apontou novos caminhos na poesia portuguesa.O poeta foi também uma das personalidades que estiveram na génese do Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa, e colaborou com a BMF em diversas iniciativas literárias, entre as quais Encontros de Outono e Faro, Poesia Internacional que dirigiu. Foi agraciado, com a Medalha de Grau Ouro do Município de Loulé.