Biografia de Manuel Teixeira Gomes apresentada na Biblioteca Municipal de Faro

27 de fevereiro 2017

A Biblioteca Municipal de Faro António Ramos Rosa vai acolher no próximo dia 10 de Março, pelas 18h00, a apresentação da obra Manuel Teixeira Gomes –Biografia, de José Alberto Quaresma, a cargo de Jorge Vaz de Carvalho.Com a chancela da Imprensa Nacional-Casa da Moeda e do Museu da Presidência da República, esta «extensíssima» biografia debruça-se sobra a vida e obra de um «homem fascinante, culto, afável, humanista, republicano e convicto democrata», que foi o sétimo presidente da Primeira República Portuguesa. Manuel Teixeira Gomes nasceu a 27 de maio de 1860, em Vila Nova de Portimão. A sua vida foi marcada pelas viagens, a atração pelas artes e o seu percurso pessoal, nem sempre pacífico, inclusivamente no seio familiar.Na política, Manuel Teixeira Gomes torna-se ativo depois da implantação da República, tendo ocupado vários cargos diplomáticos, nomeadamente em Inglaterra e Madrid.Eleito Presidente em agosto de 1923, deixando para trás Bernardino Machado, foi curto o seu mandato, marcado pelas convulsões políticas e pela constatação de que as forças republicanas estavam cada vez mais isoladas. Demitiu-se em dezembro de 1925 e pouco depois partiu para a Argélia, instalando-se na cidade de Bougie, onde morreu a 18 de outubro de 1941. Grande escritor, com incursões no campo da novela e do teatro, com uma riquíssima epistolografia, infelizmente pouco conhecido das novas gerações e injustamente esquecido por alguns sectores da crítica literária. A Biblioteca Municipal de Faro, durante o mês de Março, vai ter patente uma pequena mostra bibliográfica sobre Manuel Teixeira Gomes.